Já faz um mês que a temporada da NHL acabou e o Los Angeles Kings, depois de quase 45 anos, finalmente conquistou sua primeira Stanley Cup de sua história. Mas nunca é tarde para se escrever sobre o assunto. Portanto, vou começar com um resumo do último jogo e, conforme for passando o tempo, escrevo mais sobre esse título e sobre outras notícias do time. Abaixo, um recap sobre o jogo 6 das finais:
Dustin Brown praticamente arrancou a Taça Stanley das mãos do Comissário da NHL Gary Bettman, patinando para o meio do gelo e a levantando.
Perdoem sua 'grosseria'. O capitão do Los Angeles Kings estava esperando por isso sua vida inteira, e os torcedores dos Kings esperaram quase 45 anos para que alguém pudesse levantar o troféu de cerca de 16 quilos e livrar a franquia do fardo de nunca ter ganho uma Stanley Cup.
Brown, Jonathan Quick e os Kings nunca patinaram sob tal peso antes. Depois de uma pós-temporada inacreditável que terminou numa corrida de sangue, suor e gols no powerplay no jogo 6, todos eles são campeões.
Jeff Carter e Trevor Lewis marcaram dois gols cada, Quick acabou ganhando também o Conn Smythe Trophy, e os Kings bateram o New Jersey Devils por 6x1 nesta segunda-feira, se tornando o primeiro oitavo colocado a vencer as finais da Copa Stanley.
Quando Lewis marcou o 5º gol do time num gol abandonado por Martin Brodeur, as décadas de tensão e frustração do Los Angeles Kings se transformaram em antecipação. Depois de 45 anos de existência, uma temporada regular tumultuada e duas chances perdidas, o Los Angeles Kings sabia que estava prestes a ser campeão.
Até mesmo o sóbrio e sério Quick comemorou.
"Com uma liderança de 4 gols, você sabe, é difícil não deixar subir à cabeça," ele disse. "É quando você respira fundo, relaxa um pouco, e sabe que está prestes a acontecer."
Os Kings podem se exaltar. Eles estão reinando sobre a NHL pela primeira vez.
Brown marcou um gol e duas assistências por Los Angeles, que terminou sua espetacular campanha (16-4) frente a um público com várias dezenas de ex-jogadores, que defenderam as cores do time desde seus primeiros anos, quando a liga se expandiu em 1967.
"Cada um deu duro pelo time essa temporada," disse o zagueiro Drew Doughty, que começou a temporada com indecisão sobre o seu contrato e terminou com seis pontos na série final, incluindo duas assistências neste jogo. "Todo mundo merece. Nos acostumamos uns com os outros, criamos uma química e fomos navegando a partir daí."
Depois de abrir 3-0 nas séries e de perder dois jogos decisivos, os Kings venceram ferozmente no Staples Center justo quando o New Jersey Devils parecia capaz de fazer a maior virada da história das finais.
Uma penalidade mudou totalmente o curso desta série. Brown, Carter e Lewis marcaram durante uma penalidade de 5 minutos em que Steve Bernier foi expulso após desferir um tranco em Rob Scuderi, levando o zagueiro da equipe californiana numa poça de sangue. Quick assumiu deste ponto, terminando sua campanha nesses playoffs permitindo apenas 7 gols contra em 6 jogos.
"Nunca se sabe. Você entra na dança, nunca sabe o que pode acontecer," Brown disse. "Nos acalmamos após duas derrotas. Era a primeira vez que fazíamos isso nesses playoffs. E depois conseguimos um bom começo."
O novato Adam Henrique estragou o shutout de Quick com um gol perto do fim do 2º período, quando os Kings já lideravam por 4x0, mas Lewis e Matt Greene marcaram mais um cada. Brodeur defendeu 19 chutes pelos Devils, campeões da Conferência Leste e apenas o 3º time a forçar o jogo 6 nas finais depois cair na vala dos 0-3.
"É decepcionante, mas foi uma boa temporada para os Devils," Brodeur disse. "Nós viemos de um long desafio, chegando até aqui após perder os playoffs ano passado. Só um time pode vencer. Não fomos nós, mas estamos orgulhosos do que fizemos."
Os Kings atropelaram seus adversários após quase ficarem de fora dos playoffs, eliminando os três primeiros colocados na Conferência Oeste com uma campanha que foi a segunda mais rápida na história moderna da NHL. Apesar dos Devils darem mais trabalho, os Kings tinham uma equipe jovem e talentosa que estava no seu melhor sob o comando de Darryl Sutter.
Quick é o terceiro jogador nascido nos Estados Unidos a vencer o Conn, com mais um ótimo jogo na sua campanha nos playoffs que estabeleceu novos recordes na NHL para porcentagem de defesas (.946) e média de gols contra (1.41) entre goleiros que jogaram ao menos 15 jogos de playoffs.
Brown, o segundo capitão americano a levantar a taça depois do capitão do Dallas Derian Hatcher, terminou esses playoffs com 20 pontos, na liderança empatado com o seu parceiro de linha Anze Kopitar. E não se esqueçam: Brown fez o que até mesmo Gretzky não conseguiu ficando 8 anos em Los Angeles quando levantou a Taça.
Brown deu a taça a Willie Mitchell, o zagueiro veterano de 35 que nunca tinha vencido este título. Mitchell depois a entregou a Simon Gagne, que quase tropeçou após levantar a Taça pela primeira vez.
Sutter, o fazendeiro de Alberta que vem de uma família cujos irmãos jogavam hóquei, sorriu como uma criança na primeira oportunidade que teve de levantar o caneco. Depois, Brown e Justin Williams colocaram suas crianças na Taça, e Kopitar - o primeiro campeão esloveno na NHL - levantou a Taça com uma coroa dourada na cabeça.
Depois de uma campanha de 12-2 que levou ao título da Conferência Oeste, os Kings venceram os dois primeiros jogos da série por idênticos 2x1 em New Jersey. Los Angeles então goleou o Devils por 4x0 no jogo 3, mas perdeu a primeira chance de vencer a série no jogo 4, quando o New Jersey venceu por 3x1.
Os Devils então venceram o jogo 5 por 2x1, e ganharam outra viagem pelo país após serem o 3º time a forçarem um jogo 6 após perderem a série final por 3-0.
Os Kings foram os últimos classificados essa temporada, e só garantiram essa vaga após seu 81º jogo, mas porque foram o pior ataque da liga a maior parte da temporada. O talento surgiu quando Sutter substituiu Terry Murray pouco antes do natal e transformou os Kings num bom ataque nos fins de fevereiro.
Cinco anos depois dos Ducks vencerem a primeira Copa pelo estado dourado, o time mais velho da Califórnia levanta o segundo. Os Kings também são o segundo time a vencer a Copa em casa desde estes mesmos Ducks, e os torcedores gostaram desse toque de Hollywood.
Apesar de vir das primeiras derrotas seguidas dos playoffs, os Kings começaram com muita energia no jogo 6, criando a maioria das boas chances de gol no começo - e tiveram o que precisavam quando Bernier empurrou Scuderi nas bordas atrás da meta de Quick. Scuderi ficou imóvel por alguns momentos, eventualmente indo ao vestiário após deixar sangue no gelo que caía de seu nariz lesionado.
Bernier, um atacante de 27 anos com dois gols em 24 jogos nesta pós-temporada, foi para o vestiário após o lance. Os Devils reclamaram que Jarret Stoll não foi penalizado por jogada semelhante em Stephen Gionta alguns momentos antes.
"Gostaria de poder voltar atrás," Bernier disse. "Não queria prejudicar o time. Queria ajudá-los. É muito difícil. Foi uma longa corrida para nós. Terminar assim, não é bom, tenha certeza. Mas não ha nada que eu possa fazer agora."
Brown marcou com 53 segundos de powerplay, desviando um chute de Drew Dpughty para o seu primeiro gol desde o gol de abertura das finais da Oeste. Carter então desviou um chute de Brown para o segundo gol dos Kings.
Com a torcida eufórica, os Kings anotaram 3º gol após Dwight Kings deixar um rebote que Trevor Lewis não desperdiçou, marcando seu primeiro gol em 18 jogos. Staples Center ficou ensurdecedor pelo resto do período, e a diferença aumentou para 4x0 com 90 segundos de jogo no 2º período com mais um gol de Carter.
"É incrível," Sutter disse. "É o sentimento de vê-los assim, que você trabalha para conseguir. A primeira coisa que você pensa, como técnico - esses caras são jovens o bastante, precisam tentar outra vez."
NOTAS: Parceiros de linha Brown e Kopitar terminaram na artilharia da NHL nos playoffs com 20 pontos em 20 jogos, e o 3º membro da linha Justin Williams terminou com 15 pontos.
New Jersey Ilya Kovalchuk, que não aceitou uma proposta para jogar por Los Angeles dois anos atrás, anotou apenas um gol de 'empty net' nos seis jogos da final.
O capitão dos Devils Zach Parise marcou seu único gol nas finais num erro de Quick.
A banda My Chemical Romance assistiu ao jogo. Sua música, "Welcome to the Black Parade," se tornou o novo hino não-oficial do time, quando foi incorporada em um vídeo apresentado pouco antes do jogo, onde apareciam muitos torcedores mirins do time.
Original: http://kings.nhl.com/club/recap.htm?id=2011030416 0 comentários