★A tragetória
Na próxima temporada ele marcou 53 gols e somou 111 pontos. Ele garantiu uma vaga na First NHL All-Star Team, onde permaneceu por quatro anos. Wayne Gretzky se juntou à equipe no terceiro ano de Robitaille, 1989-90. Robitaille continuou com a boa pontuação, terminando a segunda temporada com 100 pontos e 46 gols. Gretzky perdeu a primeira metade da temporada 1992-93 com uma lesão e Robitaille preencheu habilmente a lacuna ofensiva, bem como servindo como capitão da equipe. Seus 62 gols e 125 pontos formam um recorde até hoje em número de pontos para um ala esquerdo.
“Quando penso em Luc, eu penso em um "artilheiro nato".
- O ex-Kings e atual defensor do Vancouver Canucks Mathieu Schneider.
Depois de um excelente começo, Luc marcou pelo menos 44 gols em cada uma das suas primeiras oito temporadas com os Kings, incluindo três temporadas com cinqüenta ou mais gols, e uma temporada (1992-93) em que o Kings conseguiu chegar na final da Stanley Cup, no qual ele marcou 63 gols e 62 assistências e total de 125 pontos, estabelecendo um recorde de numero de pontos para um ala esquerda na história da NHL.
"Eu nunca vi de um jogador que gostava tanto de marcar gols como Luc", disse o ex-Kings e atual defensor do San Jose Sharks Rob Blake. "Não importava se era treino ou jogo, ele queria marcar. Ele não só amava fazer gols, como ele também sabia fazer gols como ninguém. Isso é o que fez dele um dos melhores. "
"Luc foi um dos maiores artilheiros da história, porque ele sempre sabia que rumo o puck iria tomar", disse o ex-jogador do Kings Charlie Huddy. "Se ele estava na linha, você podia contar com 'Lucky' para dar a sua equipe a chance de vencer."
Em 29 de julho de 1994, Robitaille é negociado com o Pittsburgh Penguins, em uma troca envolvendo Rick Tocchet e o 2nd round pick do penguins. Ficou lá por 1 ano e ajudou o time de Pittsburgh a chegar a pós-temporada, sendo eliminado justamente para o futuro campeão da temporada, New Jersey Devils. Em 48 jogos pelo Penguins Luc anotou 23 gols e 19 assistências para um total de 42 pontos.
“Quando fui pra Pittsburgh, eles me trataram muito bem. Eu tive um ano bastante decente, cerca de um ponto de um jogo. Tivemos uma boa corrida no playoffs. Perdemos para o New Jersey que ganhou a taça daquele ano. Eu adorei o tempo em Pittsburgh.” Disse Robitaille.
"Luc foi um excepcional goleador na NHL por um longo tempo . Seus jogos sempre foram recheados de emoções, as quais os fãs puderam acompanhar por bastante tempo.”, disse Mario Lemieux..
Depois de uma boa temporada pelo time do penguins Robitaille resolveu arrumar as malas e voôu com destino a Nova York, onde teria uma chance de finalmente levantar a Stanley Cup que ele tanto almejava, em uma negociaçao envolvendo ele e Ulf Samuelsson em troca de Sergei Zubov e Petr Nedved dos Rangers. Pelo time nova-iorquino Robitaille marcou 47 gols e 70 pontos em 146 jogos.
“Eu aprendi muito com o Mark (Messier). Fiquei realmente impressionado com o quanto ele se empenhava em todos os jogos, era um impacto a cada jogo. O que me impressionou mais ainda foi a maneira como ele pensava. Se você trabalhasse duro e fosse honesto, fazia parte do grupo de Mark. Se você não estava trabalhando duro e não fossei sincero, você estava literalmente de fora. É por isso que Mark ganhou tantos taças por causa de seu jeito. Ele era definitivamente um dos melhores líderes que eu já joguei.” – Luc Robitaille
Mas em 1997, mais precisamente no dia 28 de agosto, o rei retornaria ao seu reinado. Em sua primeira cartada como GM do Kings, Dave Taylor (outro monstro que vestiu a camisa real), sabendo da importância de um jogador como Luc para o time, trouxe devolta o mito em troca de Kevin Stevens. Nessa segunda passagem Robitaille cravou os 500 gols na NHL em pleno Great Western Forum, na vitória de 4-2 do Kings pra cima do Calgary Flames. Na temporada 2000-01, Luc ajudou o time a alcançar os playoffs, só sendo parado nas semifinais de conferencia, para o fantastico time do Red Wings.
"Acho que Luc é um dos melhores artilheiros com os quais eu já joguei" disse o ex-ala direito do Kings Bernie Nicholls, que detem o quinto maior numero de gols do Kings. "Luc não marcou tantos gols na sorte. Ele é um artilheiro nato e foi um prazer enorme poder ter jogado com ele por cinco anos. "
"Sua capacidade de estar no lugar certo na hora certa, combinado com o seu equilíbrio com o disco, sempre foi e sempre será um mistério.", disse Nick Nickson, que acompanha o Kings a muito tempo pela rádio.
Após uma frustada tentativa de reassinar com Robitaille por mais um ano, Dave Taylor viu Luc desembarcar em Detroit por um contrato de 2 temporadas avaliado em $9 milhoes , onde enfim ele coroaria sua fantástica carreira levantando a Copa Stanley em uma verdadeira seleção: Yzerman, Bret Hull, Shanahan, Fedorov, Lidstrom, entre outros. Pelo time do Red Wings Robitaille fez 162 jogos, marcando 41 gols e 40 assistências.
Com o objetivo maior alcançado, Robitaille tinha algo ainda a cumprir.
Seu povo estava a sua espera. Sua tragetória terminaria onde tudo começou...
Los Angeles Kings
Conferencia | Oeste |
---|---|
Divisao | Pacifico |
Fundação | 1967 |
Historia | Los Angeles Kings 1967–presente |
Arena | Staples Center |
Cidade | Los Angeles, California |
2 comentários:
mais uma ótima matéria!
Grande Matéria, Fernnando.
Parabéns. Mandou benzaço nesse tributo!
Postar um comentário