Começaremos hoje a redigir com muito afinco a história de um dos maiores jogadores da história da NHL, dividida em 3 partes, convidaremos vocês a conhecer a história de um jogador que representou durante todos esses anos o que é ser um jogador do Los Angeles Kings, a face mais representativa da franquia, aquele que saiu dos solos gelados do Quebec para se aventurar no então pouco visado solo americano da Califórnia, Luc Robitaille.
★Nasce uma lenda
Nascido em fevereiro 17, 1966, em Montreal, este jovem já estava destinado a uma carreira notável.
Jogando seu hóquei pelo Angevins de Bourassa, com 16 anos, ele liderou o time com 93 pontos em 48 jogos, sendo 36 gols e 57 assistências, pela temporada 82-83. Após a ótima temporada foi escolhido no 1 º round pelo Hull Olympiques, onde jogou toda sua carreira júnior.
Em 197 jogos (3 anos) com o uniforme do Olympiques, ele acumulou 155 gols e 269 assistências e um impressionante total de 424 pontos. Ele também tem 3 records do Hull para um ‘left wing’: O maior numero de pontos em uma temporada (191), maior número de gols em uma temporada (68) e o de maior número de assistências em uma temporada (123).
Em 85-86, com os seus companheiros de linha, Guy Rouleau e Pat Brisson, levou o Hull Olympiques ao seu primeiro Trofeu dos Presidentes e uma primeira participação na Memorial Cup. Também nessa temporada ele foi nomeado o “Canadian Major Junior Player of the Year”, prêmio dado ao jogador júnior mais importante do Canadá.
Acredite ou não, Robitaille foi considerado entre todas as escolhas como um nono round pick (171º pick) no NHL Entry Draft de 1984.
“Um dos meus melhores momentos me como um gerente geral veio quando eu escolhi Luc Robitaille, que se tornou o maior ponta esquerda da história da NHL.
- O ex-goleiro do Kings e então gerente geral Rogie Vachon.
"Eu me lembro que em 1984 quando fui draftado, o draft começou às 1:00 PM, e só fui ouvir meu nome lá pelas 6:30 ou 7:00," Robitaille explicou aos jornalistas na conferência de imprensa de terça-feira. "Todo mundo tinha deixado o Fórum de Montreal. O Fórum sempre foi conhecido pelo seu ótimo cachorro quente, e eu acho que eu ja tinha comido cinco ou seis em todo o dia. Quando ouvi meu nome, todos ja haviam deixado o predio, eu desci. O segurança disse "você não está autorizado a entrar"
"Estou tentando falar o meu melhor Inglês, Robitaille continuou. 'Eu fui draftado, fui draftado! Pierre Lacroix, que era então um agente me viu e ele ja tinha me visto nos juniores. Ele disse, 'esse menino foi draftado. "Então, eles me deixaram ir e fui para a mesa do Kings ".
"Alex Smart, o homem que me draftou, estava lá, e John Wolf [ex-Kings e auxiliar do General Manager]. Todo o mundo ja tinha ido embora. Wolf olhou para mim e perguntou 'quem é você? "
"Eu sou Luc Robitaille. Você me escolheu. "
“Olhou pra mim, olhou pra caixa e me disse ‘Eu nao tenho mais camisas, nao tenho mais bonés, mas tome.” E ele me deu o seu PIN. Eu ainda acho que o pin em casa em algum lugar. Então foi assim que tudo começou. "
“Lembro que fui pensando até em casa e queria dizer ao meu pai ‘meu nome está na lista’, disse Robitaille. “Eu tenho uma chance. Eles terão que olhar para mim um dia” e esse foi meu objetivo. A partir de então, eu fiz tudo que podia para tornálo real.
“Lembro-me do Luc chegando ao acampamento pela primeira vez em 1984 e jogando em seus primeiros jogos como um King em 1986", disse Taylor, ex-gerente geral do Kings e agora diretor do Dallas Stars. "Ele sempre teve uma paixão para jogar e ele sempre foi um goleador".
"Fui avisado pelo scouts sobre a patinação Luc, mas com sua inteligência maravilhosa para o jogo, a patinação nunca foi um problema, mesmo em um jogo de ritmo acelerado da década de 1980", disse o treinador Edmonton Oilers, Pat Quinn, que era o tecnico dos Kings de 1984-85 até um pouco mais da metade da temporada 1986-87. "O disco parecia persegui-lo e ele parecia saber muito bem o que fazer com ele."
"Luc não só tinha a inteligência e a habilidade nas mãos, mas também tinha como principal trunfo sua competitividade", acrescentou Quinn. "Alex Smart estava certo. Luc Robitaille era alguém especial. "
Já em sua primeira temporada vestindo a camisa do Los Angeles Kings, Robitaille mostrou mesmo que uma estrela do hóquei mundial estava surgindo. O garoto de 20 anos em sua temporada de estreia liderou, a frente de jogadores como Taylor e Dionne, o Kings aos playoffs de 86-87. Nessa temporada Luc conquistou o Calder Trophy, até hoje o único a conseguir essa proeza com os Kings. Com seus 45 gols e brilhantes 84 pontos, o então menino proveniente de Montreal começava ali, no rinque californiano do eterno “Great Western Forum”, a carreira do maior Left Winger da história da NHL.
... continua na proxima sexta!
Los Angeles Kings
Conferencia | Oeste |
---|---|
Divisao | Pacifico |
Fundação | 1967 |
Historia | Los Angeles Kings 1967–presente |
Arena | Staples Center |
Cidade | Los Angeles, California |
2 comentários:
Boa, Fernnandão. Show de bola..
ri pra carai dessa parte:
{Todo o mundo ja tinha ido embora. Wolf olhou para mim e perguntou 'quem é você? "
"Eu sou Luc Robitaille. Você me escolheu. "}
Chupa Woff. Foi a melhor 'cagada' que tu fez na tua vida.
Excelente Post! Comcerteza falarei sobre essa "series de posts sobre Robitaille na Rádio.
Se possivel tente deixar uma barra só para as materias no menu superior do Blog, só escrito, Robitaille Eterno
Abraço! e não esqueça de publicar lá no Fórum também ;)
Postar um comentário