DALLAS, TX – Os olhos de Terry Murray cresceram um pouco nas notícias pós-jogo.
Jonathan Bernier, o arqueiro no qual o treinador do Los Angeles Kings confiou o destino do time, não sabia que, em 5 shootouts que ele disputou na NHL, perdeu todos.
Cinco chances, todas desperdiçadas. Murray sabia disso?
"Algumas coisas é melhor que fiquemos sem saber," Murray disse, dando algumas risadas.
Bem, agora se sabe, e também sabe-se algo mais. Bernier pode jogar em alto nível na NHL, de acordo com a forma que ele se apresentou na vitória dos Kings por 2x1 em cima do Dallas, nesta sexta-feira última, no American Airlines Center.
Bernier, um novato de 21 anos, foi convocado do Manchester da liga AHL na quinta-feira quando o goleiro Jonathan Quick, nesta mesma data, retornou a Los Angeles. A esposa de Quick, Jaclyn, deu à luz ao primeiro filho do casal nesta sexta.
Sem Quick, os Kings ficaram em boas mãos.
Bernier mostrou uma boa performance nesta sexta, jogando solidamente e quase não permitindo rebotes na frente de sua meta. Bernier passou a mior parte do jogo defendendo chutes de média e longa distância, e terminou o jogo com 29 defesas.
``Fiquei nervoso no começo,’’ Bernier disse. ``Apenas um treino, e eu ainda não tinha pego bem o tempo e os detalhes. Me senti melhor quando começou o jogo, melhor ainda no segundo (período) e muito melhor, é claro, no terceiro.’’
``Eu também conseguia ver bem o disco. Alguns chutes foram colocados, mas fora isso, muitos vieram bem na direção do meu tórax, então eu só precisava controlar os rebotes.’’
O Dallas pareceu tentar metralhar Bernier, mas não deu certo, e Bernier apenas cresceu conforme o jogo progredia. Ele deu o seu melhor no fim do jogo, quando ele defendeu todas a 6 cobranças de pênaltis dos Stars. Jarret Stoll venceu o jogo para os Kings na 6ª rodada.
``Ele é muito calmo,’’ Stoll disse sobre Bernier. ``Acho que é o melhor pra dizer sobre ele. Ele não faz nenhum movimento a mais. Tecnicamente, parece que ele é muito sonoro. Ele está lá, posicionado, o tempo todo. Muito impressionante. ... Se ele continuar assim, será dos bons.’’
Jarret Stoll, com o único gol do shootout Bernier retornou para Los Angeles com os Kings depois do jogo, mas é muito provável que o Quick retorne para o gol, afirmando estar tudo bem com a sua família.
Ainda assim, Bernier mostrou algo aos Kings. Ele não aparecia na NHL desde o começo da temporada de 2007, quando ele voltou para os Monarchs depois de 4 partidas com os Kings. Seu treinador, ironicamente, era o atual treinador do Dallas, Marc Crawford.
Bernier passou toda a temporada passada na AHL, e nesta temporada tem sido um dos melhores goleiros da liga, tendo lugar de destaque em gols contra e porcentagem de defesas.
Murray pesou os prós e os contras de começar com Bernier, ao contrário de Erik Ersberg, que tem sido o 2º goleiro dos Kings a temporada inteira. Bernier fez a escolha de Murray ser a certa.
``Ele é um jogador jovem muito talentoso,’’ Murray disse sobre Bernier,
``e ele tem trabalhado muito para melhorar seu jogo e subir o nível. A oportunidade e o preparo vieram hoje, e eu gostei muito do que vi.’’Os Kings encerraram uma viagem de dois jogos conseguindo 3 de possíveis 4 pontos, contando com a derrota na prorrogação em Chicago na quarta feira, e agora segue empatado com o Phoenix com 85 pontos no 4º lugar da Conferência Oeste, com apenas 15 jogos para o fim da tmeporada regular.
``Nada mal,’’ o zagueiro dos Kings Matt Greene disse.
``Nós sentimos que nós jogamos muito em chicago, porém cometemos erros e deixamos um ponto escapar. Agora, jogarmos contra uma equipe assim dentro do estádio deles, achamos que merecemos mais.’’``Foram alguns erros que nos prejudicaram então, nesse caso, o melhor é conseguir os dois pontos e três de quatro possíveis. Isso é ótimo pra nós. Pensando assim, queremos sempre dois pontos, a partir de agora.’’Fredrik Modin marcou seu 3º gol em 5 jogos com os Kings, um powerplay no 1º período, que foi o único tento marcado até que Brenden Morrow empatou aos 6:29 no 3º período com um gol marcado em igualdade numérica.
Os Kings mataram as 4 penalidades cometidas no jogo, e nâo têm tomado gols nas últimas 13 vezes que ficaram com jogador a menos, nos últimos 4 jogos. Eles também capitalizaram 5 das 16 oportunidades de powerplay que tiveram ultimamente.
``Temos que ficar contentes, sem dúvidas,’’ Stoll disse.
``Seria melhor se vencêssemos em Chicago, mas eles também são um bom time. Jogamos um bom jogo lá, mas vir aqui e sair vitorioso foi ótimo. Sabemos que eles precisavam muito desse ponto a mais, mas achar um jeito de vencê-los foi excelente.’’O jogo também mostrou o retorno do ala direita Justin Williams, que não jogava desde 26 de dezembro – e perdeu 28 jogos – com uma perna quebrada. Williams retornou à 1ª linha de ataque na ala direita, jogou pouco mais de 12 minutos e deu um chute a gol.
A princípio, pareceu que a liderança dos Kings no 1º período permaneceria intacta.
Ao fim de um período sem gols para ambas as equipes, os Kings abriram o placar com apenas 35 segundos para o fim da primeira etapa. Dustin Brown chutou da beira do círculo de faceoff e Modin, que estava bem na frente do goleiro Marty Turco, desviou o chute pra dentro do gol. Alexander Frolov também teve sua assistência no gol. O gol saiu após Turco cometer penalidade por segurar o taco de Williams.
``Foi um belo passe do Brownie,’’ Modin disse do seu gol.
``Ele basicamente chutou o disco bem no meu taco e eu o desviei pra trás de mim. Eu nem sei onde que o disco entrou, diria que foi um 5-hole.’’Bernier fez 11 defesas no primeiro período com o Dallas o testando com frequência, mas geralmente com chutes de média a longa distância. Bernier fez uma bela defesa em chute de Mike Ribeiro no meio do primeiro perído e, antes disso, conseguiu tirar o disco da sua área depois que o disco ficou perdido atrás dele. Os kings chutaram 11 vezes no primeiro (período).
Bernier fez 10 defesas no 2º período, que não teve gols, e ajudou o time a matar 4 minutos que sofreram com desvantagem numérica.
Dallas empatou o jogo aos 6:29 do 3º período. Mike Ribeiro começou a jogada com um belo domínio na zona de ataque. Stephane Robidas recebeu o passe e, de perto do gol, deu um passe de backhand para Morrow, que bateu Bernier com uma wrist shot de perto do gol.
Depois desse gol, Bernier não permitiu mais nada, nem mesmo nos shootouts.
``Ele realmente (parecia calmo),’’ Modin disse.
``Ele fez belas defesas, que acabou nos dando motivação extra. Fiquei muito impressionado. Ele também fez boas defesas no shootout. Parabéns a ele!’’THREE STAR SELECTIONS
1º Jonathan Bernier
Goleiro - LAK
PCT. Defesas: 0.967 2
º Fredrik ModinAla esquerda - LAK
GOLS:
1 | PTS:
1ASST:
0 | CAG:
3+/-:
0 3º Marty Turco
Goleiro - DAL
PCT. Defesas: 0.964